23 de dez. de 2008

Como baixar apostilas para concursos grátis

Uma dica importante para quem não tem grana suficiente para adquirir materiais de estudo, o que sempre foi o meu caso: é possível baixar da internet materiais excelentes, não só em texto como também em áudio e vídeo. São apostilas de concursos anteriores, livros, aulas, etc.
Para isso sugiro o programa emule, que não serve só para baixar músicas, como muita gente pensa. Quem não tem esse programa instalado baixe da internet do Baixaki ou outros sites, mas antes de instalar passe o antivirus, para não correr riscos. Também serve outros programas compartilhadores de arquivo, mas o melhor é o emule. Depois de instalado, entre no programa, conecte, pesquise com palavras chave de acordo com o programa constante do edital do seu concurso ou concursos anteriores e mande baixar o que interessar. O ideal é deixar baixando durante a madrugada. Dependendo do tamanho e da disponibilidade do arquivo pode demorar bastante tempo.
Depois de baixar os arquivos é recomendável passar o antivirus e em seguida abri-los para ver o que interessa, com muita paciência, pois há apostilas, livros, aulas excelentes, mas também existe muito lixo.
Quanto à legalidade da operação, é a mesma coisa que música, umas são de domínio público e outras não. As de domínio público não são proibidas.
Outra possibilidade é adquirir apostilas de concursos anteriores em sebos, pois muitas apostilas (português, matemática, p. ex.,) estão sempre atuais.
Quando comecei a fazer concursos, por volta de 1988, era muito mais difícil encontrar materiais interessantes para estudar. Era preciso garimpar em bibliotecas públicas. Agora ficou fácil, mas nada adianta ter o melhor material se o candidato não consegue se motivar, se disciplinar, se organizar, para ter uma boa preparação. Num concurso público o grande diferencial é e sempre será o candidato. Mas ter um material de estudo diferenciado ajuda e muito.

7 comentários:

  1. Boas dicas. Apesar de já usar as dicas que tu escrevestes, já dá pra dar uma ajuda para o pessoal que está iniciando a "jornada dos concursos". Mas muito material que você encontra na internet é ruim. Apesar disso, as matérias de ensino médio (matemática, português) são bastante difundidas na internet e possuem poucos erros. As vezes, vale juntar as economias e comprar um bom livro de direito penal, por exemplo.

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    o autor do Blog que começou a estudar para concursos em 1988 já passou em algum? Quanto tempo depois? Alguma outra dica? Vejo que serei concurseiro pelos cursos que faço: Administração Pública e Direito. Gostei muito do blog!
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Olá Lucas, passei no primeiro bem colocado mas não fui chamado. No segundo passei entre os primeiros e fui chamado, ainda em 1988, embora fosse um concurso de ensino fundamental. Cerca de 1 ano depois passei em um de ensino médio no mesmo órgão (TJ). Ainda fui chamado em mais três concursos e num deles (federal) permaneço até hoje (+ de 10 anos) e provavelmente até me aposentar.
    Direito considero o curso mais importante para quem pretende participar de concursos, em razão da variedade de boas opções (delegado, procurador, promotor de justiça, juiz, cargos de nível superior do Judiciário Federal e MPU, TCU, PF, etc.).
    O importante é saber identificar o concurso dos sonhos e o possível no momento do candidato, pois muita gente fica a vida toda tentando o dos sonhos e nunca alcança. Tem que indo degrau por degrau, salvo para os gênios dos concursos - 1 em 100 mil (pretendo escrever uma nota sobre isso).

    ResponderExcluir
  4. Opa,

    obrigado pela atenção.
    Caso o pessoal do Blog necessite de ajude, é só chamar!

    Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir
  5. Pow...legal esse blog...altas dicas!

    Bom, alguém pode me ajudar? Pretendo fazer o concurso da Prefeitura de Joinville p/ o cargo de Professor de Educação Física. Será no final desse ano, mas ja estou me preparando. Alguém sabe de algum cursinho ou apostila??
    Abraço.
    jaja_1978@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. www.estudoswebfree.com.br

    Fica ai a dica também! =)

    ResponderExcluir
  7. Áudio Jurídico - Seu futuro começa aqui.

    Diversos materiais em áudio para concurso público. Não perca mais tempo, estude em qualquer lugar a qualquer hora. Seja um vencedor

    Visite nosso site:

    www.audiojuridico.com.br

    ResponderExcluir

Em "Comentar como" favor selecionar "Nome/Url" e preencher nome ou apelido. A URL é opcional.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Minha lista de blogs