30 de mai. de 2009

Diário Oficial Eletrônico de Santa Catarina: uma vergonha que já dura 5 anos

Uma das exigências da sociedade atual é que os atos governamentais sejam transparentes, ou seja, que sejam feitos às claras, de conhecimento do público em geral, que tenham a maior publicidade possível.
Pois o Governo de Santa Catarina parece que não pensa assim. Transparência para o nosso Governo deve significar outra coisa. Já viram aqueles vidros que de tão transparentes não se consegue vê-los? Os atos do Governo Estadual tem esse tipo de transparência, pois ninguém consegue vê-los. São invisíveis aos olhos da população.
E essa falta de transparência é ocasionada principalmente pela forma como os atos governamentais, como os editais de concurso, são publicados. Em plena era da tecnologia o Diário Oficial do Estado ainda é impresso, como há 76 anos. Alguém já viu algum ao vivo? Além de atrasado, de difícil de encontrar, ainda tem que ser pago, e é bem caro, tendo aumentado mais de 100% neste ano, o que contribuiu para aumentar a "transparência" dos atos.
Vários estados e até cidades, algumas minúsculas, com menos de 10 mil habitantes, algumas de SC, já possuem seu diário oficial eletrônico. Nosso Estado, um dos mais avançados tecnologicamente do País, anuncia há mais de 5 anos, desde 2003, a implantação do diário eletrônico "para breve", mas esse dia não chega nunca.
Dizem que primeiro foi um problema operacional e depois disputas judiciais entre licitantes, o que seria muita incompetência não conseguir resolver isso em 6 anos.
Acho que o problema não é incompetência. Não pode ser. Por algum motivo a verdadeira transparência/publicidade não interessa aos nossos governantes. E o motivo certamente não é nobre.
Quem tiver interesse em mais informações sobre essa questão recomendo o blog De Olho na Capital, um blog bem interessante que possui várias postagens sobre o assunto, podendo começar por O preço da transparência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em "Comentar como" favor selecionar "Nome/Url" e preencher nome ou apelido. A URL é opcional.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Minha lista de blogs